Novo decreto autoriza reabertura do velório municipal

18/10/2020

Óbitos que não sejam atestados ou suspeitos como COVID-19 poderão ser realizados no Velório Municipal.

A Prefeitura publicou hoje (16) um novo decreto que permite a abertura do velório municipal para óbitos não decorrentes da COVID-19 ou de suspeitos. Óbitos decorrentes de COVID-19 ou suspeitos, velórios não serão permitidos, apenas até 25 pessoas poderão acompanhar o sepultamento diretamente no cemitério.

O horário de funcionamento do Velório Municipal será das 7h às 16h, com duração máxima de até 2 (duas) horas cada velório. O decreto entra em vigor em 19 de outubro de 2020

Veja abaixo as regras publicado no decreto:

  • É obrigatório o uso de máscaras faciais e respeitar os protocolos de segurança para adentrar nas dependências do velório municipal, bem como para a permanência no mesmo
  • Será realizado apenas1 (um) velório na parte superior e 1 (um) na parte inferior do prédio do velório Municipal no mesmo período, com intervalo para o próximo velório de no mínimo 2 (duas) horas, para garantir a desinfecção do ambiente, e até às 14h para início do último velório do dia.
  • Fica proibida a utilização da cozinha do Velório Municipal.
  • Todas as urnas funerárias deverão ser lacradas e não poderão ser abertas durante o velório.
  • Em caso de falecimento em unidade de saúde, a lacração deverá ser providenciada na própria unidade.
  • Em caso de falecimento extra-hospitalar, um profissional de saúde deve certificar a morte e a lacração do corpo deve ser providenciada antes da remessa à funerária.
  • Os corpos ficarão em urna funerária lacrada no necrotério da Santa Casa de Misericórdia de Piedade até a liberação do Velório Municipal, por parte da Divisão de Serviços Comunitários da Secretaria de Serviços Públicos e Transportes.
  • Os corpos devem ser transportados pelas funerárias (serviço funerário municipal ou funerárias privadas, ou conveniadas conforme a região), a Secretária de Serviços Públicos e Transporte não disponibilizará veículos para o cortejo funerário.
  • Os corpos advindos de outros municípios, independente da causa da morte, não terão a possibilidade de velório, haja vista a impossibilidade de se realizar constatação de que as exigências sanitárias que evitam a contaminação pelo (Covid-19), devendo ser realizado o sepultamento imediatamente, podendo ser acompanhado por apenas 25 (vinte e cinco) pessoas.
  • A capacidade de presentes em cada velório não deverá exceder o limite de 30 (trinta) pessoas, no velório municipal.
  • A violação deste dispositivo poderá caracterizar violação ao artigo 268 do Código Penal, que prevê “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa: ”.

Cidades da região de Sorocaba adotam medidas da fase verde do Plano SP

18/10/2020

Algumas cidades da região de Sorocaba (SP) iniciam as mudanças da fase verde do Plano São Paulo nesta terça-feira (13). Muitos municípios já haviam adotado as novas medidas no sábado (10), logo após o anúncio do governador João Doria, durante a coletiva de sexta-feira (9).

O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba é composto por 48 municípios e estava na fase amarela do plano desde o dia 8 de agosto. Desde o início da pandemia, este foi o maior período em que o departamento ficou sem mudança de fase, totalizando 60 dias.

Sem água, moradores da zona rural de Piedade criam reservatório

18/10/2020

Os moradores do bairro Piraporão, na zona rural de Piedade (SP), precisaram pensar em alternativas para encontrar e armazenar água durante o período de estiagem.

A solução encontrada por eles foi usar a água das minas que ficam dentro de uma mata fechada. O percurso é feito várias vezes ao dia e os baldes são acumulados dentro de um reservatório improvisad

"Essa água é dividida em quatro ou cinco famílias. Então, ficamos muitas vezes até quinze dias sem lavar a roupa. Tenho que levar na casa da minha filha para lavar", disse.

Outro meio é comprar galões de água, no entanto, isso acaba aumentando os gastos. Segundo o mecânico Ricardo Marques, já são quase R$ 100 a mais na conta. Ele contou que precisa até mesmo reaproveitar a água dos banhos.

"Pesa muito, eu tenho gasto sim. São três galões por semana. Nunca teve essa falta d'água aqui, agora até a água do banho estamos precisando aproveitar para a descarga. Não tem água para nada, está escasso", lamentou.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou, em nota, que o consumo de água aumentou e que isso provocou problemas no abastecimento por conta do baixo nível dos reservatórios.o.

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


Carol

Flash com a Carol

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

01.

HENRIQUE E JULIANO

Liberdade Provisória

02.

HENRIQUE E JULIANO

Mais é menos

03.

MAIARA E MARAISA

Bebaça

04.

ZÉ NETO E CRISTIANO

Ferida Curada

05.

MATHEUS E KAUAM

Litrão

Anunciantes